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Como evitar problemas com o catalisador
Instalados em alguns modelos a partir de 1992, os catalisadores tornaram-se Ãtens obrigatórios conforme o artigo 54 da Lei Federal nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998 e os artigos 46 e 48 do Decreto Federal nº 3179 de 21 de setembro de 1999, com o objetivo de transformar grande parte dos gases tóxicos expelidos pelo motor em gases inofensivos. Com a entrada em vigor da inspeção veicular, no ano que vem, cresce ainda mais a importância desse Ãtem, que se não estiver em ordem terá de ser substituÃdo. Caso contrário, o carro não poderá ser licenciado.
Embora esquecidos pela maioria dos motoristas, esses redutores de poluição são prejudicados pelos combustÃveis de má qualidade e pelas lombadas fora de especificação, podendo causar prejuÃzos que podem chegar a quase R$ 4 mil em alguns casos.
Instalados no sistema de escapamento, os catalisadores trabalham numa temperatura superior a 350oC. Assim, devem sempre estar livres de fagulhas, ou combustÃvel não queimado para não pegar fogo. Por isso, manter o sistema elétrico em ordem, verificando o estado das velas, bobinas, distribuidor e dos cabos é um dos cuidados que devem ser tomados. Também não é aconselhável instalar alarmes que não sejam originais, bem como fazer o carro pegar no tranco, pois isso facilita a entrada do combustÃvel não queimado no sistema de escape.
Outra dica é evitar os combustÃveis de qualidade duvidosa e escolher sempre os lubrificantes recomendados no manual do proprietário. Se a combustão e a lubrificação do motor não forem perfeitas, existe o risco dos detritos entupirem o catalisador. No caso da peça ser danificada por batidas em lombadas, o entupimento pode ser causado por pedaços de cerâmica. Um bom catalisador dura cerca de 80 mil quilômetros, mas uma vez danificado, precisará ser trocado.
Se o motor perde força e o escapamento passa a fazer barulho como se tivesse algo solto embaixo do chassi, ou se o sistema de escape fica preso, como se estivesse entupido, vale a pena fazer uma verificação. O custo da reposição varia de R$ 270,00 a R$ 3.800,00, conforme o modelo e a nacionalidade do carro.
Retirar, adulterar, ou instalar indevidamente o catalisador sujeita o dono do carro, e/ou o estabelecimento responsável, à multa que varia de R$ 500,00 a R$ 10.000,00. Na hora de substituÃ-lo, é preciso ter o cuidado de não aceitar peças falsificadas - no caso apenas uma carcaça com tubo soldado, sem o suporte cerâmico revestido com óxido de alumÃnio e metais ativos, que convertem os gases tóxicos em vapor d´água, gás carbônico e nitrogênio.
Como precisa funcionar sempre em alta temperatura, o catalisador pode causar incêndio quando entra em contado com folhagens secas, como gramados e arbustos. Por isso, vale evitar estacionar o carro em terrenos com esse tipo de vegetação quando o motor estiver quente.
Os Catalisadores contribuem para a melhoria contÃnua do ar. Confira na tabela abaixo os benefÃcios que o Catalisador proporciona à sua saúde.
Dica: O defeito pode ser o relé da bomba, mal contato de conectores, conectores oxidados ou sistema de alarme com defeito.
Gases |
Efeitos |
Após a catálise
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HC
Hidrocarbonetos |
Causa irritação nas vias respiratórias, anemias, leucemias e câncer pulmonar
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Transforma-se em vapor de água e gases inofensivos |
CO
Monóxido de Carbono |
Causa asfixia sistêmica, pneumonias e danos cerebrais
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Transforma-se em gás carbônico (gás exalado ao respirarmos) |
NOx
Óxido de Nitrogênio |
Causa ardência nos olhos, no nariz e nas mucosas, bronquites, efisemas, insuficiência respiratória e até mutações genéticas
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Transforma-se em Nitrogênio (que representa 75% do ar que respiramos da atmosfera) |
O3
Oxidantes Fotoquímicos
Ozônio Aldeídos |
Causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas
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A transformação dos gases HC, CO e NOx, evita a formação de O3 |
Ao final da vida útil de um Catalisador, suas substâncias ativas continuam presentes.
Essas substâncias, basicamente metais nobres, encontram-se inativas/bloqueadas por resÃduos de combustão ou escondidas em micro-fusões devido à s queimas superficiais, que aconteceram ao longo das dezenas de milhares de quilômetros percorridos pelo veÃculo.
Na prática isso significa que um Catalisador usado deve ser reprocessado para obtenção dos metais nobres: platina, paládio e ródio.
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