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Arrefecimento: cuidando do sistema

No verão, a possibilidade de o motor fundir é muito maior nessa época do ano, por causa do calor, aliado aos congestionamentos. Ter o sistema de arrefecimento em ordem é fundamental para enfrentar o verão sem problemas. Apesar de ter evoluído ao longo do tempo, o sistema responsável pela refrigeração do motor não está livre de manutenção. A boa refrigeração está diretamente ligada à durabilidade e ao rendimento do motor.

Acompanhe o que fazer para rodar sempre dentro dos níveis ideais de temperatura, gastando menos e garantindo bom desempenho mesmo sob o sol forte. O mais importante é adicionar bons aditivos ao líquido de arrefecimento, e na proporção correta. O ideal para esse serviço é procurar postos especializados em lubrificação. Fique de olho também no indicador de temperatura do painel, e não force o carro se ele estiver perto do vermelho.


- O l√≠quido do sistema deve estar sempre no n√≠vel m√°ximo do vaso de expans√£o e conter 20% a 50% de aditivo √† base de etilenoglicol, de boa proced√™ncia. √Č recomend√°vel trocar o l√≠quido de arrefecimento anualmente, ou a cada 30 mil km. Sem o aditivo na propor√ß√£o certa, a √°gua evapora mais rapidamente, al√©m de enferrujar a v√°lvula termost√°tica e a bomba d'√°gua. Se o l√≠quido estiver sujo, deve ser substitu√≠do, sem esquecer de fazer a limpeza de todo o sistema, e n√£o apenas do reservat√≥rio.





- Verifique o estado da v√°lvula termost√°tica, respons√°vel por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, controlando o fluxo do l√≠quido de arrefecimento. Sem ela, os motores mais modernos gastam mais e perdem rendimento, j√° que a unidade de controle de inje√ß√£o eletr√īnica, informada pelo sensor de temperatura, vai enriquecer a mistura, causando falhas por excesso de combust√≠vel injetado na c√Ęmara de combust√£o.
- As mangueiras não podem ter rachaduras e sempre devem estar flexíveis. Se estiverem inchadas e ressecadas, troque-as para não correr o risco de ter um vazamento. As braçadeiras enferrujadas também devem ser substituídas para evitar o mesmo problema.


- O radiador deve estar sempre limpo, com as aletas de refrigeração desobstruídas. Limpe-o por fora com ajuda de um pincel e com água corrente em direção à grade dianteira. Se houver partes danificadas, o radiador deve ser trocado.
- As tampas do vaso de expansão e a do próprio radiador devem estar livres de ferrugem, para manter o sistema com a pressão estabelecida pelo fabricante. Se estiverem danificadas, troque-as para que líquido não ferva com facilidade.
- Também deve ser verificado se o sensor (cebolão) do radiador está funcionando adequadamente. Sem ele, a ventoinha não será acionada quando o motor estiver quente e o carro parado, ou movendo-se devagar. Assim, o risco de superaquecimento durante os congestionamentos será bem maior.