Ar condicionado
Arrefecimento
Bateria
Bobina impulsora
Bomba de combustível
Catalisador
Combustível
Economia de combustível
Freios
Gasolina adulterada
Parte elétrica
Pneus
Respiro e bomba de combustível do Monza
Revisão geral
Sistema de ignição
Suspensão
Pneus


Pneus: Entenda o significado das medidas

Os pneus radiais surgiram para substituir os diagonais, com a vantagem de garantir melhor estabilidade nas curvas, mais economia de combustível e melhor desempenho. Reforçados por cordonéis de aço, têm suas medidas relacionadas não apenas à largura e ao diâmetro do aro das rodas, mas também à altura da seção lateral e à velocidade máxima que são capazes de suportar.

Assim, tomando-se um pneu 185/60/HR/14 como exemplo, têm-se o seguinte:

- O número 185, refere-se à largura da banda de rodagem medida em milímetros.
- Em seguida, têm-se a porcentagem que a seção lateral representa em relação à banda de rodagem. No caso do exemplo citado, 60%.
- Já a letra H, é uma sigla relacionada à velocidade máxima aproximada que o pneu é capaz de suportar. De acordo com uma tabela pré-estabelecida como padrão, o "H" equivale a uma velocidade de 210km/h.
O "S" significa que o pneu pode suportar uma velocidade máxima em torno de 180 km/h, enquanto que o "Z" (que normalmente aparece nos pneus dos carros esportivos mais velozes) representa uma velocidade máxima superior à 240km/h.
- O "R" apenas identifica um pneu radial.
- Por último, o número 14 representa o diâmetro do aro em polegadas.


O ideal é que a largura da roda ocupe 80% da largura do pneu, mas esta porcentagem pode variar entre 70% e 90%. Assim, um pneu original de 165 milímetros de largura montado numa roda de 127 mm (5 polegadas) pode ser trocado por outro de 185 mm utilizando-se a mesma roda.

Para trocar a roda original por outra com aro de diâmetro maior, deve-se seguir a seguinte regra: para cada polegada a mais no diâmetro da roda, deve-se escolher um pneu 10 mm mais largo e com seção lateral que represente 10% menos em relação à banda de rodagem. Para citar um exemplo, um pneu 175/70R/13 pode ser trocado por outro 185/60R/14.

Vale lembrar que ao trocar os pneus originais por outros mais largos e com aro maior, é preciso constatar se os novos pneus não raspam na parte interna dos pára-lamas ou nos componentes da suspensão e da direção.