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Sistema de ignição
Bomba de CombustÃvel
A bomba elétrica tem como função aspirar o combustÃvel contido no tanque e fornecê-lo sob pressão a um tubo distribuidor, onde estão fixadas as válvulas de injeção.
Invariavelmente, a bomba fornece mais combustÃvel do que o necessário para o sistema, sendo que o excedente é devolvido ao tanque através de um retorno existente no regulador de pressão que, na maioria dos veÃculos, também está montado no tubo distribuidor. A bomba de combustÃvel pode estar montada dentro ou fora do tanque, sendo chamada de bomba “in tank†e “in lineâ€, respectivamente. A bomba de combustÃvel “in tank†possui um pré-filtro em sua extremidade, que filtra o combustÃvel antes da passagem pela bomba, impedindo que possÃveis impurezas contidas no tanque possam comprometer o funcionamento da mesma. O pré-filtro da bomba de combustÃvel é, um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento do circuito.
Portanto, é recomendável realizar verificações periódicas para garantir o bom funcionamento da bomba, conforme indicado a seguir.
Importante: Para assegurar o perfeito funcionamento da bomba de combustÃvel, o pré-filtro deve ser substituÃdo (preventivamente) a cada 30.000 km e obrigatoriamente trocado quando a bomba de combustÃvel for substituÃda.
Também é recomendável realizar uma inspeção interna no tanque de combustÃvel para avaliar o seu estado em relação a possÃveis impurezas, e ainda trocar o filtro de combustÃvel conforme recomendação do fabricante.
Teste da bomba de combustÃvel
1 ) Verifique a tensão de alimentação da bomba de combustÃvel.
Meça com um voltÃmetro, através do conector da bomba (durante a partida), a tensão de alimentação da bomba de combustÃvel; o valor deve ser maior ou igual a 11,5V, caso este valor não seja encontrado, verifique:
- se existe rompimento nos fios do chicote da bomba ou nos fios de ligação do relé;
- possÃvel curto-circuito nos fios do chicote da bomba.
2 ) Verifique a pressão de alimentação.
Com o manômetro instalado no circuito de entrada do combustÃvel e com o motor em marcha lenta, verifique a pressão na linha de combustÃvel.
3 ) Verifique a vazão da bomba de combustÃvel.
Retire o relé da bomba de combustÃvel; faça uma ligação (ponte) entre os bornes 87 e 30 no soquete do relé; em 30 segundos, deveremos obter, no mÃnimo, 700 ml de vazão com uma pressão de 3 bar no sistema. O teste de vazão deve ser feito na linha de retorno do sistema; caso não sejam encontrados os valores do teste, substitua a bomba.
Importante: É necessário ressaltar que as bombas podem apresentar diferentes vazões, por isso recomenda-se antes de testá-las, verifique sua correta vazão através do catálogo de aplicação.
Rotor e Tampa do Distribuidor de Ignição
Nos sistemas de ignição, o distribuidor (através do rotor) direciona, para a vela de ignição, a alta tensão gerada pela bobina de ignição. A tampa do distribuidor deve isolar adequadamente, evitando fugas e perdas de alta tensão, garantindo o correto funcionamento do motor.
Dicas de manutenção
Durante os perÃodos de chuva, os sistemas de ignição sem manutenção adequada apresentam problemas, muitas vezes impedindo o funcionamento do motor. Isto acontece devido ao aumento da umidade, que facilita a ocorrência de fugas de alta tensão.
Rotores
Alguns rotores possuem uma resistência interna para supressão de interferências eletromagnéticas. Estas interferências podem prejudicar o funcionamento de rádios (ruÃdos), controle de injeção eletrônica e outros equipamentos. Recomendamos que a cada 10.000 km, ou ao trocar os cabos de ignição ou a tampa do distribuidor, seja verificado o estado geral dos contatos do rotor e caso o mesmo possua resistência, deve-se medir os valores da resistência conforme catálogo de aplicação.
Tampas
As tampas são fabricadas em materiais especiais para garantir a resistência e isolação.
- Não utilize produtos quÃmicos para limpeza da tampa, eles deixam resÃduos que podem facilitar a fuga de tensão. Caso ache necessário limpá-la, utilize pano seco e limpo;
- Quando lavar o motor e houver entrada de água na tampa, não limpe com gasolina. È recomendável utilizar um pano seco e limpo e deixar secando ao ar livre;
- Não utilize cabos de ignição inadequados ou com vedações (chupeta) folgadas. Isto facilita o acúmulo de umidade e sujeira, possibilitando fugas de alta tensão.
Verifique se a conexão elétrica está correta, pois folgas geram oxidação dos terminais;
- Na troca da tampa é recomendado trocar o rotor para aumentar a durabilidade dos contatos. Verifique também os cabos de ignição.
- Não coloque fitas, colas, silicones etc. para tentar reparar tampas. Estes materiais podem soltar e cair dentro do distribuidor, danificando o mesmo;
- Verifique se a tampa está corretamente encaixada, pois se ela sair da posição correta, baterá no distribuidor e quebrará.
- Evite choques mecânicos (quedas e batidas). Eles podem causar quebras ou trincas nas tampas.
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