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Revis√£o geral
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Suspens√£o
Revis√£o geral


Como fazer um Check-up b√°sico


Com a primeira revisão ocorrendo em prazos cada vez mais longos nos carros novos - atualmente ela acontece em torno dos 15.000 km ou 20.000 km -, são poucos os modelos que conseguem fazer esse check-up inicial ainda dentro do prazo da garantia de um ano. Essa inspeção, que antes era realizada pela fábrica, acaba ficando sob a responsabilidade do dono do carro. Siga a planilha abaixo e veja o que verificar ou os componentes a serem trocados em seu veículo.

Revis√£o dos 15.000 km ou 20.000 km

Pneus:

a) Verifique se h√° bolhas ou rasgos nos pneus e troque-os se estiverem avariados;
b) Faça o rodízio dos pneus conforme o indicado no manual do proprietário;
c) Providencie o balanceamento das rodas e do estepe.

Direção:
a) Cheque a geometria da direção e alinhe-a se necessário
b) Verifique o estado de piv√īs ou terminais.

Freios:

a) Verifique o nível do fluido de freio;
b) Troque as pastilhas dianteiras se estiverem excessivamente gastas;
c) Veja o estado dos discos de freio e troque-os se necess√°rio;
d) Observe se h√° vazamentos de fluido nos cilindros de rodas;
e) Regule o freio de estacionamento.

Motor:

a) Verifique o reaperto da tampa de v√°lvulas e da tampa do c√°rter;
b) Cheque o estado da sonda lambda e do catalisador;
c) Veja o estado da correia dentada do comando de v√°lvulas (ela deve ser trocada apenas entre 40.000 km e 60.000 km, dependendo do modelo).

Injeção:

a) Limpe o bico ou bicos injetores;
b) Teste a vazão da bomba elétrica do tanque;
c) Troque o filtro de combustível da bomba elétrica, se necessário;
d) Substitua o elemento do filtro de ar;
e) Troque as velas de ignição, se estiverem em mau estado;
f) Troque o óleo do motor e substitua o filtro de óleo.


Suspens√£o:

a) Verifique a existência de vazamentos ou batentes danificados nos amortecedores;
b) Cheque estado dos calços e das molas helicoidais;
c) Verifique o estado e a existência de folgas nas buchas de bandejas.


Sistema de refrigeração:

a) Inspecione o estado de conservação e aperto das mangueiras;
b) Cheque o estado e tens√£o da correia da bomba d√°gua;
c) Verifique o funcionamento da ventoinha elétrica;
d) Troque o líquido e o aditivo do reservatório de expansão.


Fluidos:

Verifique e complete, se necessário, o nível do:
a) fluido de freio;
b) fluido da direção hidráulica;
c) n√≠vel do √≥leo de c√Ęmbio;
d) nível da água do esguichador dos vidros;
f) nível da solução da bateria (se houver).


Correias:

Verifique a tensão e ajuste se necessário às correias da:
a) bomba d' √°gua;
b) alternador;
c) direção hidráulica;
d) ar-condicionado.


Sistema elétrico:

a) Faça a regulagem dos faróis;
b) Substitua as l√Ęmpadas queimadas ou com defeito;
c) Teste o funcionamento de comandos e equipamentos elétricos;
d) Verifique o nível da solução da bateria (se não for a do tipo sem manutenção) e limpe os orifícios de respiro e os terminais elétricos se necessário.

Segurança:

a) Troque as palhetas dos limpadores.


Obs: O roteiro mencionado √© apenas uma refer√™ncia de servi√ßos a serem verificados em seu carro. Esse trabalho deve ser executado por um mec√Ęnico especializado.
Em alguns modelos, especialmente os importados, a troca de certos componentes tem intervalos mais longos.

Devido √† qualidade do combust√≠vel, alguns √≠tens podem ter sua vida √ļtil reduzida ou opera√ß√£o comprometida antes do prazo estipulado para troca. Antes de substituir qualquer pe√ßa, procure por informa√ß√Ķes adicionais no manual de propriet√°rio do ve√≠culo.