|
Parte elétrica do veículo
Alguns conselhos sobre a parte elétrica do veículo:
Os veículos equipados com sistema imobilizador (transbonder, sistema antifurto), não devem deixar a chave de ignição junto à micro-ondas, televisão, geladeira, celular, porque esses equipamentos tiram o magnetismo do chip da chave. Se o alarme disparar acidentalmente, é necessário que o mecanismo de destravamento existente na fechadura, seja acionado pela chave ou pelo controle remoto.
Antes de dar a partida no motor, certifique-se de que todas as lâmpadas indicadoras no painel de instrumentos acendam.
Evite rodar com o tanque na reserva, nos veículos que possuem injeção eletrônica, pois o combustível é que refrigera a bomba de combustível e o baixo nível contribui para o desgaste prematuro dos componentes da bomba.
Se o retrovisor elétrico deixar de funcionar é possível regulá-lo movimentando-o, diretamente pelas extremidades.
Verifique sempre as luzes de freio. Para isso, pare o veículo de ré, próximo de uma parede branca e pise no pedal de freio.
Quando a lâmpada indicadora do nível de combustível acender com o veículo em movimento, é sinal que existe aproximadamente 8 litros no tanque.
Ao ligar a bateria à rede elétrica do veículo, ligue primeiro o cabo positivo e depois o negativo. Nunca inverter a polaridade dos cabos.
A bateria não deve ser desligada com o motor em funcionamento, pois isso pode danificar os componentes da parte elétrica.
O ventilador do radiador pode funcionar por aproximadamente 10 minutos, mesmo com a ignição desligada. Isso ocorre em veículos com ar condicionado.
Nos veículos com desembaçador no vidro traseiro, desligue assim que o vidro tiver recuperado sua nitidez, pois o consumo de corrente elétrica favorece o consumo de combustível.
Se algum componente da parte elétrica deixar de funcionar, a primeira coisa a ser feita é examinar os fusíveis.
Não substitua o fusível pelo de maior capacidade, a fim de evitar danos no sistema elétrico.
|