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Ar-condicionado: como manter o bom funcionamento
Com a chegada dos dias mais quentes, ter a possibilidade de rodar com os vidros fechados e a temperatura climatizada é um fator de comodidade e também de segurança: o motorista evita o sono causado pelo calor e fica mais protegido de pequenos furtos em semáforos. Outra vantagem é a diminuição do nÃvel de ruÃdo, permitindo ouvir com tranqüilidade o aparelho de som.
Inventado em 1902 pelo engenheiro Willis Carrier, o sistema de ar-condicionado requer alguns cuidados para funcionar adequadamente. Atualmente, cerca de 42% da frota nacional é equipada com o aparelho, que vem se tornando um item cada vez mais procurado, até mesmo entre os modelos de baixa cilindrada. Confira como deve ser feita a manutenção, além de algumas dicas para aproveitar ao máximo esse conforto.
1) Se estiver muito calor dentro do carro, é recomendável abrir todas as janelas e deixar o aparelho ligado na temperatura mais baixa e com o máximo de ventilação por aproximadamente um minuto, antes de sair com os vidros fechados.
2) Mesmo durante o inverno e nos perÃodos em que o aparelho não é muito utilizado, deve-se acioná-lo algumas vezes durante a semana, para evitar danos no compressor e lubrificar o sistema.
3) Procure manter o condensador (peça cilÃndrica colocada à frente do radiador) o mais limpo possÃvel, para garantir a máxima eficiência do sistema.
4) A manutenção é simples e relativamente barata, resumindo-se a uma revisão por ano. Nessa ocasião, deve ser verificado o estado das mangueiras do sistema, além da troca do filtro secador e da recarga de gás, se necessário. O nÃvel de gás deve ser medido com balança especial ou com cilindro dosador, e não pela pressão do sistema.
5) A recarga pode ser feita com dois tipos de gás: o R12 para veÃculos até 1994 e o R134a para veÃculos acima de 1994 (que não agride a camada de ozônio e funciona com maior pressão e eficiência). Vale lembrar que ao trocar o tipo de gás, dependendo do equipamento utilizado para essa operação, é preciso fazer uma limpeza que leva aproximadamente 20 minutos.
6) Os carros sem ar-condicionado podem receber o equipamento, mas algumas adaptações são necessárias: é preciso trocar o radiador e, em alguns casos, as molas da suspensão dianteira, por causa do aumento de peso suportado pelo eixo dianteiro. Os preços variam conforme cada tipo de carro, assim como a instalação e a especificação dos componentes do sistema.
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